Apoio e Inclusão para Adultos Neurodivergentes

Nós do Instituto Ser Atípico, gostamos de visualizar nosso trabalho como uma ponte para o futuro, onde encontraremos uma sociedade muito mais inclusiva.

Rafaela Zioli - Neuropsicóloga (CRP-MG 30978/04)

3/15/20251 min read

yellow sunflower field during daytime

A verdadeira inclusão acontece raramente, em poucos contextos e com poucas pessoas envolvidas. Trabalhando há 15 anos com atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos típicos e atípicos, tive a clareza de que o mundo perde muito quando não colocamos em prática todo nosso potencial. E digo isso me referindo aos seres humanos de uma forma geral. Cada um de nós tem algo a acrescentar. Eu vejo habilidades e capacidades onde os pacientes não vêem. Seus familiares, amigos, professores e chefes também podem ter essa dificuldade em enxergar que, uma pessoa neurodivergente incluída na sociedade, pode realizar muitas coisas incríveis. Falo isso sem romantizar, pois sei que ambientes de trabalho, escolas, faculdades, locais de lazer que não praticam a verdadeira inclusão, podem gerar sofrimento em pessoas neurodivergentes mesmo sem que essa seja a intenção.

Nosso trabalho no Instituto Ser Atípico é tentar, de alguma maneira, atingir todas as camadas: pacientes, familiares, mercado de trabalho e profissionais de saúde. Temos consciência que muito falta para alcançarmos o ideal, inclusive políticas públicas (não focamos nosso trabalho nessa área, apenas somos conscientes). O ponto de vista que queremos compartilhar com você é que: 1) atendendo pacientes e familiares, buscamos desenvolver habilidades, melhora na qualidade de vida e na saúde mental dessas pessoas; 2) oferecendo consultoria para gestores e empresas, preparamos melhor o mercado de trabalho e líderes para receber pessoas com deficiência; 3) capacitando profissionais da saúde, ampliamos o número de pessoas atendidas por profissionais especializados e preparados.

Nos unindo e encaixando todas as peças que faltam, conseguiremos chegar um pouco mais perto de um futuro mais inclusivo para pessoas com deficiência e outras condições.